Acidentes de trabalho podem ocorrer em qualquer ambiente profissional, e é essencial que o trabalhador saiba como agir para garantir seus direitos e a devida assistência. Veja quais são os passos fundamentais a serem seguidos:
![](https://static.wixstatic.com/media/582aae_3e41f010bef54c07babc2c952dc2a93f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/582aae_3e41f010bef54c07babc2c952dc2a93f~mv2.jpg)
1. Busque Atendimento Médico Imediatamente
A prioridade em qualquer acidente de trabalho é a saúde do trabalhador. Caso ocorra uma lesão, o primeiro passo é buscar atendimento médico o mais rápido possível.
2. Comunique o Empregador
O empregador deve ser informado sobre o acidente imediatamente. Isso é essencial para que a empresa tome as medidas cabíveis, como o preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
3. Solicite o Preenchimento da CAT
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento essencial para garantir que o trabalhador tenha acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença acidentário. O empregador tem a obrigação de emitir a CAT, mas, caso isso não ocorra, o próprio trabalhador, sindicatos ou até mesmo médicos podem fazer essa comunicação ao INSS.
4. Guarde Comprovantes e Documentos
É fundamental guardar todos os documentos médicos, recibos de despesas com saúde e qualquer comunicação feita com a empresa sobre o acidente. Esses registros podem ser importantes em caso de necessidade de comprovação futura.
5. Saiba Seus Direitos
Dependendo da gravidade do acidente, o trabalhador pode ter direito a:
Afastamento remunerado pelo INSS em casos de incapacidade temporária (auxílio-doença acidentário - B91);
Estabilidade provisória de 12 meses após o retorno ao trabalho, caso o afastamento tenha sido superior a 15 dias;
Indenização por danos morais ou materiais, caso tenha havido negligência do empregador;
Reabilitação profissional em casos de sequelas permanentes.
Comments